Ribeirão Preto, Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010

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Consumidores apontam despreparo de vendedores

Casos de discriminação e mau atendimento não são raros, dizem clientes

Consultor diz que esse problema é maior nesta época devido ao número de contratações de atendentes temporários

Márcia Ribeiro/Folhapress
Cliente faz compras no Novo Shopping de Ribeirão

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Neste período de compras, com lojas lotadas, não é difícil encontrar consumidores descontentes com o atendimento recebido nos corredores comerciais e até nos shoppings de Ribeirão. As reclamações vão desde a falta de preparo dos vendedores até casos de discriminação pela aparência.
A costureira Joana Dalva da Costa, 48, que saiu às compras ontem de manhã no calçadão da praça 15 de Novembro, disse já ter se sentido descriminada.
Ela contou que, ao entrar usando chinelos em uma boutique onde sua filha queria comprar um vestido, a vendedora a olhou "de cima a baixo" e não a atendeu.
"Logo depois entrou outra mulher mais bem vestida e logo foi atendida. Fui embora na hora. Que história é essa? Eu entro [na loja] é para comprar. Meu dinheiro é igual ao de todo mundo."
O coletor de lixo Mafran Souza, 39, afirmou que nessa época a qualidade do atendimento piora. Ele disse ter desistido de uma compra pela insistência do vendedor.
"A pessoa tenta empurrar um produto que você não quer. Eu disse que procurava outro tênis, num tamanho maior, e o vendedor falou que não tinha só para vender outro que é mais caro."
Para o diretor da Garde RH, empresa de consultoria em recursos humanos de Ribeirão, essas situações se devem às numerosas contratações de temporários neste período do ano.
"As lojas contratam muita gente, mas não estão interessadas em dar o treinamento adequado a esses temporários. Às vezes, são pessoas sem qualquer afinidade com a atividade comercial."
Também é comum encontrar atendentes despreparados para oferecer informações técnicas sobre produtos mais caros, como TVs.
Para driblar isso, a maioria dos consumidores ouvidos pela Folha disse que prefere comprar nas lojas "de sempre", com vendedores já conhecidos de outras compras. "A pessoa já sabe o gosto, explica direito como funciona", disse Souza.
Nesta semana, as lojas do centro de Ribeirão funcionam das 9h às 22h até quinta-feira. No dia 24, devem ficar abertas das 9h às 18h.


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