Ribeirão Preto, Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA
Número de pedidos diminuiu na região, enquanto aumentou concordata
Negociação reduz casos de falência

free-lance para a Folha Ribeirão

Os pedidos de falência na região de Ribeirão Preto registraram queda de 34,1% no ano passado em relação ao mesmo período em 1998. Em 99, foram 439 pedidos contra 667 no ano anterior.
Já os pedidos de concordata sofreram um aumento de 180% no último ano. Em 98, ocorreram cinco solicitações contra 14 de 99, segundo o Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto).
Os números, segundo o instituto, mostram que os devedores estão tentando negociar suas dívidas antes de os credores entrarem com o pedido de falência.
O diretor do instituto, Antônio Vicente Golfeto, disse que o principal ramo de atividade que se encaixa nesse perfil é o de pequenas empresas.
"Todos os pedidos de falência assim como 100% dos pedidos de concordata foram solicitados por micro e pequenas empresas", afirmou Golfeto.
Segundo o empresário e diretor-adjunto do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Sertãozinho, Mário Clóvis Garreta, a queda no número de pedidos de falência vem ocorrendo desde 1996. "Isso vem acontecendo devido ao fortalecimento do setor sucroalcoleiro que é o carro chefe da economia da nossa região", comentou Garreta.
Garreta salientou que as empresas da região estão efetuando as vendas com mais cautela, procurando saber mais sobre seus compradores.
"Antes de fechar qualquer negócio, procuro me precaver, buscando informações dos clientes referentes à inadimplência", diz ele. (RG)


Texto Anterior: Administração: Jábali anuncia obras para 2000
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.