Ribeirão Preto, Segunda-feira, 21 de Março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Milionários chineses são alvo de francanos

DE RIBEIRÃO PRETO

Empresários do setor calçadista estão trabalhando para entrar no mercado chinês, antes visto como o "vilão" do setor no Brasil, e conquistar os pés dos "milionários" compradores da China.
O alvo são os cerca de 200 milhões de chineses de alto poder aquisitivo, que não consomem o produto interno.
O país produz cerca de 11 bilhões de pares de calçados por ano, mas a maior parte é de baixa qualidade e não atende ao público interno de classe alta. A iniciativa tem apoio da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e é resultado de missão prospectiva da Abicalçados enviada à China em agosto de 2010 e em fevereiro deste ano.
Duas empresas de Franca e outras quatro do Rio Grande do Sul estiveram nessas missões para, inicialmente, conhecer o mercado e, em seguida, adequar o produto às exigências do público alvo e fazer contatos comerciais.
"O conceito que nós temos no Brasil de que o produto chinês é de baixa qualidade é o mesmo que esse público de alto padrão do oriente tem", disse o coordenador de projetos da Abicalçados, Cristiano Korbes. Segundo ele, é justamente esse público que as empresas brasileiras buscam.
Hoje, a importância da China é irrisória nas exportações do setor calçadista brasileiro -o país está no 47º lugar no ranking. Foram 103.068 pares em 2010, com faturamento de US$ 2,7 milhões e preço médio de US$ 26,02 por par.

BOAS EXPECTATIVAS
Segundo Douglas Chicaroni, gerente de exportações da Albanese Calçados de Franca, ainda não há como falar sobre as expectativas do setor nesse novo mercado, mas as indicações são positivas.
"A China é um mercado interessante, porque esse público de maior poder aquisitivo quer se individualizar e, para isso, procura qualidade e design moderno, que é o que nós, do mercado brasileiro, podemos oferecer."
O diretor da Anatomic Gel, José Rosa Jacomete, disse que há três anos a empresa francana tem trabalhado para entrar no mercado chinês.
Cerca de 20 mil pares de calçados são exportados por ano ao país asiático e a expectativa é que em 2011 esse número aumente até 20%.
"Começamos com um comprador. No ano passado já tínhamos 15 e, neste ano, queremos superar a marca de 40 lojas compradoras."


Texto Anterior: Estudo aponta mil empresas do setor na região
Próximo Texto: Foco: Sem vagas em hotéis, motéis têm procura para a Agrishow
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.