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Acidente de ônibus em estaduais cresce 13%
MARIANA VIVEIROS
da Reportagem Local
O número de acidentes com
ônibus nas rodovias estaduais
paulistas foi 13% maior no primeiro trimestre de 2000 em relação ao mesmo período do ano
passado.
O crescimento ocorreu apesar
de a frota oficial de ônibus no Estado se manter praticamente estável -em torno de 14 mil veículos- desde 98, segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Ônibus Internacionais,
Intermunicipais e Interestaduais.
De janeiro a março deste ano,
ocorreram 821 acidentes de ônibus nas rodovias estaduais, contra 713 no mesmo período de 99.
O índice atual é igual ao do primeiro trimestre de 1997, um ano
antes da implantação do Código
Brasileiro de Trânsito.
Na madrugada de ontem, mais
uma ocorrência se somou às estatísticas.
Um ônibus da Expresso Nacional caiu em um barranco na rodovia Anhanguera, próximo à divisa
com Minas Gerais. Sete passageiros morreram e pelo menos 19 ficaram feridos.
Há menos de um ano (setembro
de 99), um ônibus que ia para Caldas Novas (GO) tombou na mesma pista -a apenas dois quilômetros do local do acidente de
ontem- e deixou 13 mortos.
Causas
Segundo a Polícia Rodoviária
Estadual, é difícil determinar as
principais causas dos acidentes
com ônibus.
"A falha humana está sempre
presente, seja na imprudência, no
cansaço do motorista ou na manutenção malfeita por parte da
empresa", diz o major Eliziário
Ferreira Barbosa, chefe de operações do Comando da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo.
O presidente do sindicato dos
motoristas, Edivaldo Santiago Silva, ressalta as condições das rodovias do Estado.
Ele afirma que a situação melhorou nas estradas estaduais privatizadas, mas diz que ainda há
muito o que fazer.
Cerca de 3.408 quilômetros, dos
25 mil km de rodovias estaduais
de São Paulo, estão nas mãos de
12 concessionárias.
O trecho onde ocorreu o acidente de ontem é de responsabilidade da Vianorte.
Fiscalização
A fiscalização das condições de
segurança, higiene e conforto dos
ônibus que trafegam nas rodovias
é responsabilidade do DNER (Departamento Nacional de Estradas
de Rodagem) -nas linhas interestaduais e internacionais- e do
DER (Departamento de Estradas
de Rodagem) -nas linhas intermunicipais.
Pneu careca, problemas no freio
ou direção folgada são consideradas falhas graves pelo Código Brasileiro de Trânsito e podem provocar acidentes sérios.
As multas por irregularidades
desse tipo variam de R$ 450 a R$
1.700. O veículo pode ser apreendido.
Fiscais
Em todo o país, o DNER tem
apenas cerca de 400 fiscais. Só no
Estado de São Paulo, a frota oficial
-que não inclui ônibus fretados- é de 14 mil veículos.
A fiscalização de ônibus intermunicipais no Estado conta com
72 fiscais para vistoriar 5.000 ônibus regulares e mais uma frota de
10.000 ônibus fretados.
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