Ribeirão Preto, Segunda-feira, 21 de Junho de 2010

Próximo Texto | Índice

55,5 mil passam por aeroporto em maio

Nunca se voou tanto em Ribeirão quanto no mês passado; números apontam para o melhor ano do Leite Lopes

De janeiro a maio, já passaram pelo aeroporto 245.538 passageiros, 45% mais que no período em 2009

Edson Silva/Folha Imagem
Funcionários cuidam da manutenção de aeronave da Passaredo no Leite Lopes, em Ribeirão; empresa vai trocar mais dois aviões por modelos novos

JEAN DE SOUZA
DE RIBEIRÃO PRETO

O sobe e desce de passageiros nunca foi tão intenso no aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, quanto no mês passado, quando foram registrados 55.563 embarques e desembarques. Os dados são de levantamento do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de SP).
Na comparação com o mesmo período de 2009, a alta foi de 50% (37.125). A evolução em relação a abril deste ano foi de 3% (54.118). A quantidade de usuários do aeroporto começou a ser divulgada em 2000.
As mesmas estatísticas mostram que 2010 promete ser o melhor ano da história do aeroporto de Ribeirão.
Nos cinco primeiros meses de 2010, já transitaram pelo local 245.538 passageiros, quantidade 45% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado, quando houve 169.583 embarques e desembarques.
Com essas marcas, o terminal de Ribeirão, sozinho, foi responsável por 36% de todo o movimento registrado nos 30 aeroportos administrados pelo Estado em 2010.
Está nos planos do governo, conforme a Folha já adiantou, a privatização desses aeroportos. Os editais para o iniciar o processo já estão prontos, mas ainda falta uma autorização do governo federal.
Para o superintendente regional do Daesp, Álvaro Cardoso Júnior, o incremento no fluxo de passageiros neste ano é consequência do crescimento da economia e da maior oferta de voos saindo de Ribeirão.
Segundo ele, usuários do transporte aéreo que iam a São Paulo embarcar para outros destinos, como Rio e Brasília, hoje já preferem sair de Ribeirão.
"Não houve nada de extraordinário no período. É a economia, as coisas estão começando a girar novamente", afirmou o diretor comercial e de planejamento da companhia aérea Passaredo, Ricardo Cagno.
Para atender a demanda crescente de passageiros, a empresa, que tem sede em Ribeirão, vem renovando sua frota de aeronaves.
Com a troca dos modelos Brasília, de 30 lugares, por novos Embraer ERJ 145, de 50 lugares, adicionou 120 assentos à oferta de voos em Ribeirão.
Nos próximos dias, diz Cagno, mais dois aviões serão trocados, totalizando oito aeronaves novas na frota e 160 assentos extra.
O diretor diz que, por enquanto, não há gargalos na infraestrutura no aeroporto que possam atrapalhar o crescimento dos embarques e desembarques.
A TAM, outra companhia que faz voos regulares no Aeroporto Leite Lopes, não atendeu a reportagem.


Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.