Ribeirão Preto, Segunda-feira, 21 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem médico, dois postos de saúde são fechados

Fato ocorreu no final de semana nas UBDSs da Vila Virgínia e Quintino

Profissionais suspendem horas extras e pacientes são encaminhados para UBDS Central, lotada

DE RIBEIRÃO PRETO

Quem precisou de atendimento médico no fim de semana encontrou portas fechadas em pelo menos duas UBDSs (Unidade Distrital Básica de Saúde): Vila Virgínia e Quintino.
Sem médicos, que suspenderam as horas extras neste mês por falta de acordo salarial, a Secretaria da Saúde direcionou os pacientes para a UBDS Central, disponibilizando transporte.
A sobrecarga gerou espera e fez muita gente voltar para casa sem avaliação médica.
"A atendente disse que a gente pode esperar, mas não tem previsão quando vamos conseguir atendimento. Melhor ir para casa e se cuidar por lá do que ficar a toa aqui", disse a funcionária pública, Sulei Tomici, 40, que ontem à tarde levou a amiga Arlete Teixeira, 43, à UBDS Central.
Com dores de garganta, o vendedor Lucas Silva de Freitas, 20, disse que tentava, desde sexta, ser atendido na UBDS do centro. "A demora é longa e, por isso, já comecei a tomar remédio para faringite em casa", disse.
Na CSE (Centro de Saúde Escola) do Sumarezinho, a espera era por um pediatra.
"Fomos ao Quintino, mas disseram que não tem médico", disse a auxiliar de produção Rosângela Menezes de Oliveira, 32, que acompanhava a sobrinha de cinco anos, que estava com febre.
O microempresário José Ivan Fernandes, 43, já tinha passado com a filha na UBDSs Castelo Branco e Central. "Falaram para vir para cá [CSE Sumarezinho]. Desanima, a gente paga tanto encargo para esse atendimento ruim. Vou pagar um convênio particular porque não dá para passar por isso", disse.
No sábado, na UBDS Vila Virgínia, duas pessoas orientavam os paciente a procurarem atendimento no centro.
No posto, estava afixada a faixa "Lutamos para você ser bem atendido". A prefeitura tenta contratar médicos para suprir o deficit.


Texto Anterior: Estradas: Família morre em um acidente em São Joaquim
Próximo Texto: Consultas e atendimentos de urgência sobem na rede pública
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.