Ribeirão Preto, Quarta-feira, 21 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeita de Ribeirão Preto prepara reforma administrativa para 2010

Meta é agilizar e unificar serviços que hoje estão espalhados em secretarias

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Perto de fechar seu primeiro ano de governo, a prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (DEM), prepara uma reforma administrativa para o próximo ano.
Segundo Dárcy, a proposta é dar agilidade aos serviços prestados pelo município. Sem revelar detalhes da proposta, a prefeita disse que uma das medidas será unificar serviços que estão hoje espalhados pelas secretarias. Um deles é a limpeza pública, distribuída entre o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto, que cuida da coleta do lixo e da varrição pública, e as secretarias da Infraestrutura e Meio Ambiente.
As pastas cuidam, por exemplo, da limpeza de boca de lobos e recolhimento de galhos (Infraestrutura) e da conservação de canteiros centrais, praças (Meio Ambiente). "Está certo isso? Não está", disse Dárcy.
Segundo Dárcy, a reforma administrativa não significará, necessariamente, troca de secretários, que ocupam cargos de confiança. A medida também não é sinônimo de corte de funcionários das pastas, afirma a prefeita, nem de criação de novas secretarias.
A proposta de reforma administrativa está sendo elaborada em conjunto com os planos de criar em Ribeirão um centro administrativo, segundo o secretário da Administração, Marco Antônio dos Santos.
Duas propostas estão em debate: a de construção de um centro administrativo, que abrigaria todas as secretarias, o que dependeria de uma PPP (Parceria Público-Privada), segundo Santos, e a união de pastas afins em sedes próximas, como Fazenda, Administração e Negócios Jurídicos.
"Essas são as tendências. Obviamente, é a prefeita quem vai decidir aquela que considerar a melhor", disse o secretário.
A Prefeitura de Ribeirão Preto gasta R$ 1,050 milhão por ano com aluguéis de prédios de secretarias e administrações regionais, conforme revelou a Folha em julho.
Na gestão anterior, do ex-prefeito Welson Gasparini (PSDB), a Secretaria de Obras Públicas foi recriada como desmembramento da Secretaria da Infraestrutura.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.