|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Prefeita e diretor do Daesp trocam farpas
Dárcy critica órgão estadual por ter feito TAC com Promotoria que impede ampliação da pista e exige agilidade
Leite Lopes está "sub judice" e não adianta atrair investidores sem saber se aeroporto vai ficar no lugar, diz Daesp
DE RIBEIRÃO PRETO
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), se reuniu ontem com o superintendente do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado
de São Paulo), Sérgio Arruda,
para cobrar agilidade na internacionalização do aeroporto Leite Lopes.
A reunião foi tensa e marcada por muitas cobranças
por parte da prefeita e pela
reação, por muitas vezes até
ríspida, de Arruda.
A principal cobrança de
Dárcy foi a de que vários aeroportos do país -a maior
parte privados e federais-
que têm a pista de tamanho
semelhante ao do Leite Lopes foram internacionalizados com maior rapidez.
Arruda afirmou que a situação seguia sua rotina normalmente e que o processo
leva um certo tempo.
"Não posso aceitar que isso [a demora no processo] seja considerado uma rotina
quando estamos há 15 anos
esperando um plano aeroviário", disse Dárcy.
A prefeita afirmou ainda
que o Daesp errou ao assinar
um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público Estadual de
Ribeirão, se comprometendo
a não aumentar a pista por
questões ambientais.
"É inaceitável que por causa de um "taquizinho" vocês
abaixaram a cabeça e estão
atrasando o desenvolvimento de uma cidade do porte de
Ribeirão."
Arruda disse para a prefeita que, enquanto o estudo do
IPT (Instituto de Pesquisas
Tecnológicas) sobre a curva
de ruído não fosse concluído,
as conversas junto à Promotoria sobre o TAC não poderiam ser retomadas.
O estudo, concluído há um
mês, deve ser enviado para a
homologação da Anac
(Agência Nacional de Aviação Civil).
"Até agora esse aeroporto
está "sub judice" por causa do
TAC. Do que vai adiantar
atrair investidores sem nem
ao menos sabemos se o aeroporto vai ficar no mesmo lugar?", disse Arruda.
Se a Promotoria não fizer
acordo para suspender o
TAC, o Daesp deve avaliar a
viabilidade de levar o aeroporto para outro lugar ou
mantê-lo como e onde está.
"Do jeito que está hoje podemos ampliar os voos, o que
deve ocorrer com a vinda de
outras três companhias aéreas [Gol, Azul e Webjet] em
2011, mas o tamanho da pista
atual não comporta o terminal de cargas", disse Arruda.
Dárcy disse que pedirá ao
secretário de Estado dos
Transportes, Mauro Arce, para que tente reverter o TAC.
Além disso, ela se reunirá no
próximo dia 3 com membros
da Anac para cobrar o terminal de cargas.
(HÉLIA ARAUJO)
Texto Anterior: Franca: Acordo determina que lojinhas do Parque Leporace sejam demolidas Próximo Texto: Frases Índice | Comunicar Erros
|