Ribeirão Preto, Domingo, 21 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fusões partidárias podem levar Dárcy até para o PT

Mudança para o PMDB de Baleia Rossi é uma possibilidade mais remota

Presidente do PT em Ribeirão diz que tema ainda não foi debatido; assessoria da prefeita fala em "especulação"

MARCELO TOLEDO
EDITOR-ASSISTENTE DE RIBEIRÃO
ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

As possíveis fusões entre partidos políticos nos próximos meses poderão levar a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), a migrar até mesmo para o PT, legenda historicamente antagônica à política defendida por seu atual partido.
A fusão da sigla da prefeita com o PMDB é defendida pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que busca mais espaço possivelmente para a disputa do governo do Estado, em 2014.
Ligada ao prefeito paulistano, Dárcy também poderia migrar para o ninho peemedebista, mas a possibilidade é vista como remota por políticos ouvidos pela Folha.
Os destinos mais prováveis, caso o partido de Dárcy deixe de existir, são o PT e o PSB. O primeiro, porque a prefeita tem mantido um bom relacionamento com o ex-ministro e ex-prefeito Antonio Palocci Filho (PT).
Pesa na equação também o fraco desempenho dos petistas nas urnas nas duas últimas eleições municipais em Ribeirão Preto, em que o partido sequer conseguiu chegar ao segundo turno.
A avaliação é que, hoje, o PT novamente não teria um nome forte para disputar a prefeitura em 2012 e que, por isso, poderia "abraçar" a reeleição de Dárcy.
Já o PSB ganhou força nas últimas semanas, após as eleições por ter conseguido eleger seis governadores, mas carece de lideranças no Sul e no Sudeste do país -é visto como um plano B para o prefeito paulistano.
A prefeita pode descartar a opção PMDB porque o partido já tem uma liderança muito forte na região, o deputado estadual reeleito Baleia Rossi, que comanda o partido regionalmente.
Procurada pela Folha, a assessoria de imprensa de Dárcy informou anteontem que não comentaria o que chama de "especulação".
O deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB), um dos nomes fortes do partido na região, afirmou que a prefeita de Ribeirão seria "bem-vinda" à legenda.
Para o presidente do PT em Ribeirão, Pedro Jesus Sampaio, o assunto ainda é nebuloso. "Por enquanto, isso me parece um querer que não se realiza. Não houve, até agora, movimentação de nenhuma das partes", disse.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.