Ribeirão Preto, Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motos impulsionam crescimento de 8% em frota da região

Maior crescimento da frota, entre as dez cidades mais populosas, foi registrado em Sertãozinho, com 10,6%

Especialistas apontam que o crescimento no total de motocicletas nas ruas significa também mais acidentes de trânsito

Márcia Ribeiro/Folha Imagem
Motocicletas e automóveis dividem espaço no trânsito na avenida da Saudade, em Ribeirão Preto

GEORGE ARAVANIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

A frota das dez maiores cidades da região de Ribeirão Preto cresceu 8,1% no ano passado e alcançou 966.427 veículos, o que representa 72.893 carros, motos, ônibus e caminhões a mais nas ruas em relação a 2007. As motos puxaram o crescimento, já que a frota desse tipo de veículo cresceu 11,8%. O acréscimo no número de carros foi de 6,4%.
O aumento geral na frota é similar ao do Estado (8,4%), mas inferior ao do país (10,7%). Especialistas dizem que o crescimento no número de motos pode causar mais acidentes.
"Na moto, a pessoa tem três vezes mais chances de sofrer um acidente. Quando sofre, tem 28 vezes mais chances de morrer", disse o professor de engenharia do trânsito da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos Coca Ferraz.
O mototaxista Urbano Viana de Oliveira Junior, 22, confirma. "Só na semana passada, sofri dois acidentes. Tem muito "barbeiro" que compra moto e não sabe pilotar", disse.
O maior crescimento da frota geral foi registrado em Sertãozinho, onde houve avanço de 10,6% -eram 52.129 veículos em 2007, número que saltou para 57.656 no ano passado.
"Aqui, houve muita expansão da indústria, e os novos trabalhadores têm um salário que permite pagar R$ 200 na parcela de uma moto zero", disse Guelfo Pescuma Junior, diretor de trânsito. A frota de motos, sozinha, cresceu 13%.
Ribeirão aparece em segundo lugar no ranking, com acréscimo de 9,2% no número de veículos. Em dezembro último, havia nas ruas da cidade 335.364 veículos licenciados.
O superintendente da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S.A.), William Latuf, disse que quer voltar a implantar a "onda verde" nas ruas -programação do semáforo para que, se o motorista trafegar numa determinada velocidade, pegue todos os semáforos abertos na mesma via. O acréscimo no número de motos em Ribeirão em 2008 foi de 11,1%.
Apesar de a frota de motos ter crescido mais do que a de carros proporcionalmente, os automóveis são mais comprados em números absolutos. Em 2008, ganharam as ruas das dez maiores cidades 34.744 automóveis. No período, 22.173 motos passaram a circular.


Texto Anterior: Bebedouro vai implantar zona azul em suas ruas
Próximo Texto: Barretos: Cidade tem uma moto para cada 3 veículos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.