Ribeirão Preto, Domingo, 22 de Março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazendas de água podem servir para ampliar a recarga

DA FOLHA RIBEIRÃO

Já praticado em países como a Alemanha e Estados Unidos, as fazendas de água, ou campos de poços, podem ser uma forma de ampliar a captação e recarga da água do aquífero.
Um local próximo a poços e nascentes funciona como zona de captura de água das chuvas, sem qualquer desperdício. Dessa forma é feita uma reserva natural de água da chuva.
Atualmente, de acordo com o relatório, apenas 5% dessa precipitação atinge a área mais profunda do aquífero.
Nesse sistema, uma área próxima à cidade é identificada como zona de proteção, com uso e ocupação regulamentados, para evitar qualquer tipo de contaminação do sistema de captação da água. "As fazendas são mais uma forma de garantir a permanência do aquífero. A ideia é reter a água que chove e fazer infiltrar. A exploração não pode ser como uma mineração, que a gente tira sem reposição", disse Paulo Puccinelli, do Cômite da Bacia Hidrográfica do Sapucaí-Mirim.


Texto Anterior: Relatório propõe uso restrito do manancial
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.