Ribeirão Preto, Segunda-feira, 22 de Março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Construção civil vira alternativa para migrante

DA FOLHA RIBEIRÃO

Com o aumento da mecanização na colheita de cana, a construção civil tem servido de válvula de escape para migrantes que têm perdido postos no campo, embora haja novos postos em culturas como amendoim e goiaba.
"O volume de pessoas que deixam seus Estados e chegam ao interior é o mesmo de outros anos. O pessoal precisa de emprego e não deixa de vir", disse Inês Facioli, coordenadora da Pastoral do Migrante de Guariba.
Para o pesquisador do IEA Sérgio Torquato, a realocação dos trabalhadores em outras culturas seria uma forma de minimizar o impacto da mecanização, mas esse efeito não é imediato.
O pesquisador disse que parte do contingente da mão de obra da cana poderá se especializar e se assegurar no setor. "Falta trabalhador especializado para o corte mecanizado, mas alguns ficarão excluídos desse processo."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Sob protesto, Serra inaugura obra no HC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.