Ribeirão Preto, Quinta-feira, 22 de Abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços de alimentos têm queda em Ribeirão

Instituto da ACI-RP aponta concorrência entre os supermercados como principal motivo para a redução

Silva Junior/Folha Imagem
A diarista Ester Segura, 62, escolhe tomate em banca de supermercado na região central de Ribeirão Preto

DA FOLHA RIBEIRÃO

O preço da cesta de alimentos industrializados apresentou redução de 2,05% em abril, na comparação com o mês anterior, em Ribeirão. É o que aponta levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto). No topo da lista de produtos que contribuíram para a queda ficou a farinha de milho, cuja variação negativa no período foi de 35,34%.
Na sequência aparecem macarrão com ovos (-27,75%) e tomate (-23,58%). Já entre os itens que tiveram alta, o destaque foi a cebola, com alta de 34,93% (veja quadro ao lado).
Segundo o diretor do instituto, Antonio Vicente Golfeto, a variação é decorrente da concorrência entre os supermercados. "Como subiu muito no mês anterior, precisaram baixar os preços para vender. Principalmente os perecíveis, como a carne, se ajustam ao poder aquisitivo da população."
A diarista Ester Segura, 62, disse já ter percebido a diminuição no bolso. "O tomate baixou, a carne também, e estou aproveitando", afirmou. Ela foi ao supermercado apenas para comprar mamão e jiló para o periquito, mas acabou saindo com várias sacolas. "Resolvi aproveitar."
(LIGIA SOTRATTI)


Texto Anterior: Chacina rende nova condenação ao Estado
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.