Ribeirão Preto, Quinta-feira, 22 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2000
Prefeito desiste e PSDB lança Antonio Duarte Nogueira Júnior; ex-deputado pode ter apoio de PFL e PMDB
Desistência de Jábali beneficia Gasparini

EVANDRO SPINELLI
FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O prefeito de Ribeirão Preto, Luiz Roberto Jábali (PSDB), desistiu de ser candidato à reeleição e anunciou ontem o apoio à pré-candidatura do deputado estadual Antonio Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
O maior beneficiado com a desistência de Jábali é o ex-prefeito e ex-deputado Welson Gasparini (PTB), seu padrinho político.
Gasparini, que havia retirado sua pré-candidatura e anunciado apoio ao prefeito, confirmou ontem que, em razão do novo quadro político, pretende disputar a sucessão de Jábali.
Segundo colocado na última pesquisa do Datafolha, realizada no mês passado, Gasparini pode conseguir o apoio de dois partidos "grandes" graças à desistência de Jábali: PFL e PMDB.
O PFL ainda acena com a possibilidade de ter candidato próprio, mas o radialista e ex-deputado Wilson Toni confirmou que as chances de apoio a Gasparini aumentam com a desistência do prefeito.
O deputado federal Corauci Sobrinho (PFL) defende a candidatura própria. "Com a candidatura de Nogueira e Gasparini, aumentam as chances de haver segundo turno", disse ontem.
O PFL se reúne hoje, às 17h, para tentar definir seu rumo.
O PMDB, que ainda negocia com o PT do deputado federal Palocci Filho, também pode apoiar Gasparini. O presidente do partido, vereador Baleia Rossi, não descarta a possibilidade, mas afirma que também vai negociar com o PSDB.
"Como o PMDB decidiu que não vai ter candidato a prefeito, vamos conversar com qualquer partido que tenha."
Rossi também avalia que, com a candidatura de Gasparini e Nogueira, é praticamente certo que haja segundo turno.

Anúncio
Jábali anunciou ao partido a decisão de não ser candidato na sexta-feira. Participaram da reunião: Nogueira; o presidente do partido, vereador José Carlos Porto; a vice-prefeita, Delvita Pereira Alves; Iskandar Aude, cunhado de Jábali; a primeira-dama, Mariana Aude Jábali, e um filho do prefeito, Eduardo.
Durante o fim de semana, o partido realizou várias reuniões secretas. Na segunda-feira, Nogueira conversou com o governador Mario Covas e ontem debateu a situação do partido com a bancada tucana na Assembléia Legislativa.
Antes do anúncio público, Jábali anunciou que não concorreria à reeleição em reunião do diretório municipal do PSDB, na noite de anteontem.


Texto Anterior: Saúde: CPI é negada pela 5ª vez em Cravinhos
Próximo Texto: Para prefeito, eleição afetaria administração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.