Ribeirão Preto, Domingo, 22 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

FOCO

"Pedro da Santa" carrega a imagem por rodeios do país

DO ENVIADO A BARRETOS

Ele já foi a pelo menos mil rodeios nos últimos 28 anos, e não é conta de mentiroso. No período, distribuiu ao menos dois milhões de fitinhas oriundas de Aparecida (SP), sua cidade natal.
Pedro Arneiro, 48, o Pedro da Santa, é um ícone do mundo dos rodeios. É quase impensável falar de um rodeio de grande porte que não tenha o famoso personagem, conhecido por entrar na arena com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para abençoar os peões, e por distribuir fitinhas sagradas e terços aos visitantes.
O problema para cumprir o que denomina "missão" é dinheiro, que ele não tem. Para chegar na última quinta-feira à Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos deste ano, precisou pedir dinheiro emprestado para pagar o ônibus -ele se autodenomina "viajante" desde os 20 anos.
Pedro fez uma promessa à mãe, então doente com diabetes e com o risco de ter uma perna amputada, que, se ela melhorasse, ele passaria a percorrer os rodeios do país com a imagem.
Ela se curou e, desde então, Pedro viaja para quatro rodeios por mês -distribui, em cada um, 2.000 fitinhas, fora os mil terços. Para cada rodeio, são R$ 100 gastos.
Nem a morte de sua mãe, há três anos, o livrou da missão. "Um rapaz pagou o ônibus para eu vir para cá. Meu almoço [na quinta] foi um lanche, mas não tem problema, essa é a minha vida. Minha mãe não gostava, mas eu disse que promessa é promessa, e eu gosto." (MT)


Texto Anterior: Três tambores e team penning fecham 1ª fase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.