Ribeirão Preto, Quinta-feira, 23 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Daerp diz, de novo, que vai buscar alternativa para lixo

Promessa feita à comissão da Câmara repete tema da administração anterior

Plano agora é mudar em 30 meses, quando termina o novo contrato com a Leão, que foi criticado devido ao preço superar o do edital

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

O superintendente do Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto), Tanielson Campos, fez ontem na Câmara a mesma promessa anunciada pelo último governo, a de que a autarquia vai buscar uma solução alternativa ao aterro sanitário para a destinação final do lixo doméstico.
A declaração foi feita aos membros da CEE (Comissão Especial de Estudos) aberta na Câmara para analisar o edital da concorrência que terminou com a contratação da Leão e Leão para a execução do serviço de transbordo, transporte e destinação final do lixo doméstico por R$ 67,30 a tonelada. A empresa foi a única habilitada.
"Vamos trabalhar para que daqui a 30 meses a solução não fique na mão de uma única empresa novamente."
O superintendente foi convocado pela CEE, presidida pelo vereador Gilberto Abreu (PV), para explicar por que assinou contrato com a Leão, já que em São José do Rio Preto a empresa cobra 38,42% a menos pela tonelada do resíduo.
Tanto no caso de Ribeirão como no de Rio Preto, a Leão precisa levar o lixo doméstico até seu aterro privado em Guatapará. O lixo de Ribeirão, com preço mais alto, "viaja" cerca de 59 quilômetros e o de Rio Preto, 119 quilômetros.
"Lá a Leão não tem aterro, mas está construindo um, que vai ficar 30 quilômetros distante. No nosso custo está a construção de uma área de transbordo que vai ficar para a prefeitura", disse Campos.
Apesar de criticar o edital aberto no ano passado e considerá-lo direcionado, o presidente da CEE afirmou que não pretende investigar se a prefeitura concedeu vantagens à Leão. "Nas questões pretéritas, o Ministério Público é que deverá tomar providências."
Segundo a Cetesb, o aterro sanitário de Ribeirão, na rodovia Mario Donegá, precisa ser fechado no próximo dia 30.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Polícia: Discussão entre namorados termina com duas mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.