Ribeirão Preto, Quarta-feira, 23 de Junho de 2010

Próximo Texto | Índice

Transplantes de rim aumentam 26%

Central de captação e distribuição de órgãos se mantém em Ribeirão graças a uma liminar obtida há 5 meses

217 pacientes ganharam um novo rim neste ano no interior ante os 161 transplantados no mesmo período de 2009


DE RIBEIRÃO PRETO

Neste ano, 217 pacientes fizeram transplante de rim no interior, um aumento de 26% em relação aos 161 transplantados no mesmo período do ano passado.
Os transplantes foram viabilizados pelo trabalho da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do interior, sediada no HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto.
Há cinco meses, uma liminar impediu a transferência da central do interior para a capital, como queria a Secretaria de Estado da Saúde.
Já o número de transplantes de fígado teve uma queda: passou de 23 para 16.
Em janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde chegou a comunicar que o trabalho de distribuição feito em Ribeirão, que responde por todo o interior paulista, seria centralizado na capital.
Após liminar concedida pela Justiça em resposta à ação civil pública apresentada pelo promotor da Cidadania, Sebastião Sérgio da Silveira, o serviço foi mantido.
Segundo o coordenador do programa em Ribeirão, Jeová Nina Rocha, mesmo depois de o governo anunciar a intenção de mudança, não houve alterações no funcionamento da central.
O temor era que, com a transferência, a lista fosse unificada, o que poderia aumentar a espera dos pacientes no interior do Estado.
Atualmente, a fila de transplantes de rim da capital tem 10.122 pacientes, enquanto a lista do interior tem 1.736 pessoas.
De acordo com Rocha, não há um motivo pontual que justifique o aumento de transplantes, mas o contato com os hospitais para captação dos órgãos tem sido constante e pode ter contribuído para os números.
"Falamos com o hospital, conscientizamos da importância de comunicar a tempo a existência de um doador viável", disse.
Procurada, a Secretaria do Estado da Saúde disse que a Procuradoria Geral do Estado está cuidando do assunto. Procurado, o órgão disse que só poderia responder hoje.


Próximo Texto: Santa Casa recebe aval para cirurgias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.