Ribeirão Preto, Sexta-feira, 23 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão "descobre" mais cinco mortes causadas por dengue

Com as confirmações, total chega a 11 óbitos na cidade em 2010

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto confirmou ontem mais cinco mortes ocorridas em decorrência da dengue neste ano. Com isso, sobe para 11 o número de vítimas fatais da doença.
Um dos casos, de um morador do bairro São Bento de 65 anos, foi registrado em fevereiro, mas a morte e o tipo de dengue, a hemorrágica, só foram confirmados ontem.
Segundo Maria Luiza Santa Maria, diretora da Divisão de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ribeirão, as confirmações das mortes demoraram para ser divulgadas devido à complexidade da investigação dos casos.
"É um processo demorado mesmo, temos que investigar desde quando o paciente chegou na unidade de saúde até depois de sua morte. Seria uma irresponsabilidade e uma falta de ética se divulgássemos os casos antes de esgotar todas as possibilidades", disse Santa Maria.
Os outros quatro casos de mortes confirmados ontem são todos de mulheres, com idades entre 37 e 81 anos, moradoras dos bairros Campos Elíseos, centro, Herculano Fernandes e Jardim Bela.
As quatro mulheres morreram em maio -três delas por dengue com complicações e uma pela forma hemorrágica da doença.
Segundo Santa Maria, dos 26.971 casos de dengue confirmados em Ribeirão desde o início do ano, 177 foram com complicações -com oito mortes- e 62 da forma hemorrágica -três mortes.
Ainda há 1.125 casos de dengue em investigação no município. Esta foi a pior epidemia da doença de todos os tempos em Ribeirão. Nos 22 primeiros dias deste mês foram confirmados 26 casos.
Para evitar que em 2011 a epidemia se repita, a vigilância prepara ofensiva contra o mosquito da dengue antes do início epidemiológico da doença, no verão.


Texto Anterior: Foco: Justiça manda tirar nome de Orestes Quércia de avenida
Próximo Texto: Sem quorum, médicos não votam greve
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.