Ribeirão Preto, Domingo, 23 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mortes geraram investigação por esforço demais

DA FOLHA RIBEIRÃO

O esforço de trabalho nas lavouras de cana pode ter sido causado a morte de 22 trabalhadores rurais ocorridas a partir de abril de 2004 no Estado.
O levantamento começou pela Pastoral do Migrante de Guariba e ganhou força com a entrada de mais órgãos na apuração, como Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal e uma ONG ligada à ONU.
Após quatro anos de investigação, o excesso de trabalho não ficou caracterizado como causa das mortes, mas o Ministério Público do Trabalho conseguiu que fossem adotadas medidas para reduzir a terceirização -dos "gatos"- e outros pontos tidos como problemáticos.
Entre as medidas estão a colocação de tendas para que trabalhadores façam suas refeições, banheiros e o fornecimento de água aos boias-frias no campo.
Mas ainda há a necessidade de melhorias, na avaliação dos organismos que monitoram as condições de trabalho nas lavouras. Hoje, a principal questão envolvendo o corte de cana é o trabalho remunerado de acordo com a produção, ou seja, com a quantidade de cana cortada.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: TCE inclui 52 empresas em "lista suja"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.