Ribeirão Preto, Sexta-feira, 24 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

USP Ribeirão integra rede do genoma do boi

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, integra grupo de pesquisadores de 25 países que sequenciaram do genoma do boi.
É a primeira vez que se faz o mapeamento de um animal de importância comercial, que deve ajudar, no futuro, a produzir carne e leite melhores.
Além da USP, representaram o Brasil a Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba e a Embrapa de Brasília. A pesquisa integral será publicada hoje na "Science", uma das principais revistas científicas do mundo.
Coube ao grupo a tarefa de sequenciar 22 mil genes e detalhar o que cada proteína produzida gera no organismo bovino.
Depois de sequenciados os genes, os coordenadores do consórcio concluíram que a organização do genoma do boi é bastante parecida com a do homem, até mais do que a dos camundongos utilizados em laboratório.
"Conhecendo os detalhes do genoma, temos mais ferramentas para estudar por exemplo a glândula mamária da vaca", afirmou Isabel de Miranda Santos, coordenadora do grupo em Ribeirão.


Texto Anterior: Prefeitura anuncia projeto para revitalizar av. Francisco Junqueira
Próximo Texto: SP confirma Agrishow em Ribeirão até 2014
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.