Ribeirão Preto, Sábado, 24 de Abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitos da região se unem contra Dárcy

Reunidos, eles repudiaram a declaração da prefeita, que culpou cidades vizinhas por sobrecarga na saúde de Ribeirão

"Problema de Ribeirão é de gestão", diz Hyssa, de Altinópolis; Dárcy afirma que foi mal interpretada e que vai pedir mais verbas

Edson Silva/Folha Imagem
Reunião de prefeitos, com Hyssa (de barba) e o deputado federal Fernando Chiarelli (à dir.)

PAULO GODOY
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO
VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

As declarações da prefeita Dárcy Vera (DEM) culpando os municípios vizinhos pela sobrecarga no sistema público de Saúde de Ribeirão Preto irritaram os prefeitos da região.
Ontem, o Comam (Consórcio de Municípios da Alta Mogiana), formado por 29 cidades, além de formalizar um ofício de repúdio à prefeita, decidiu que vai intimá-la a apresentar as provas de que os pacientes da região estão lotando os postos de saúde de Ribeirão.
O assunto foi debatido em reunião dos prefeitos de Jardinópolis, Ituverava, Cristais Paulista, Ipuã e Altinópolis, em Franca. Em nome do Comam, Marco Hernani Hyssa Luiz (PMDB), o Nanão, de Altinópolis, disse que a prefeita mente quando diz que Ribeirão banca a Saúde da região.
"O problema da saúde de Ribeirão Preto é de gestão. Então, que a prefeita aprenda a cuidar dela", disse o peemedebista.
José Antonio Jacomini (PPS), de Jardinópolis, até admitiu que muitos moradores de sua cidade são atendidos na rede em Ribeirão, mas justificou: "Jardinópolis é uma cidade dormitório. Temos mais de 5.000 pessoas que trabalham, vão e voltam todos os dias de Ribeirão. Então, é lógico que, se alguma delas ficar doente, não virá aqui para ser atendida."
Na reunião, alguns dos prefeitos ainda culparam Dárcy pelos casos de dengue em suas cidades. Segundo eles, os doentes estão sendo infectados em Ribeirão, onde 12.621 pessoas já contraíram dengue no ano.
"Mesmo com toda a ajuda que ela [Dárcy] está recebendo do Estado, Ribeirão está com 13 mil casos de dengue. Fica claro que a prefeita não está conseguindo gerir a Saúde da sua cidade", disse Hyssa Luiz.
À Folha Dárcy disse ter sido mal interpretada. "Eu não estou brigando com ninguém da região. Ao contrário, eu estou brigando com a região para receber mais repasses", disse a prefeita, que prepara um documento a ser enviado ao Estado e à União pedindo mais verbas.
Segundo Dárcy, a "culpa" do excesso de demanda regional na rede não é dos prefeitos. "Muitos pacientes que vêm de fora chegam a Ribeirão sem encaminhamento [das prefeituras] para fazer tratamento no HC [Hospital das Clínicas]. Quando chegam lá, têm que voltar para a rede [de Ribeirão] para conseguir encaminhamento para o HC", disse.
A Secretaria da Saúde de Ribeirão divulgou levantamento segundo o qual 18.318 pacientes de outras localidades foram atendidos no ano passado em unidades da prefeitura.
As cidades campeãs desse ranking são Jardinópolis (565 pacientes), Serrana (546), Sertãozinho (369), Cravinhos (363), Batatais (349), São Paulo (294), Barrinha (238), Serra Azul (228), Jaboticabal (223) e Brodowski (203).
Ontem, Dárcy disse que os números deste ano são ainda maiores e incluem pacientes do sul de Minas e das regiões Nordeste e Centro-Oeste.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Prefeita já lida com dengue e médicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.