Ribeirão Preto, Segunda-feira, 24 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Carlos e Matão reduzem servidores

Queda de funcionários, segundo dados do IBGE, se deu na área de assistência social

DE RIBEIRÃO PRETO

Na contramão das dez cidades mais populosas da região, que tiveram entre 2005 e 2009 um crescimento de 25% no número de servidores da assistência social, as prefeituras de São Carlos e Matão reduziram a quantidade de funcionários na área.
Os dados estão no Perfil dos Municípios Brasileiros, divulgado sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). A maior queda percentual foi em Matão, que tinha 18 servidores em 2005 e em 2009 ficou com oito (-55%.
O secretário de Bem-Estar e Assistência Social de Matão, Aparecido do Carmo de Souza, afirmou que pode haver "erro" no banco de dados do IBGE. De acordo com ele, a pasta tem 16 funcionários e vai aumentar o efetivo.
Como assumiu a pasta há três meses, Souza disse acreditar que outro fato pode ter gerado a redução nos registros do IBGE: um processo de desmembramento pelo qual a secretaria passou entre 2005 e 2009. Antes, ela era vinculada à Saúde.
Segundo Souza, a prefeitura estuda abrir um concurso público para contratar novos servidores para a assistência social. A medida, no entanto, depende de "questões orçamentárias".
O município de São Carlos, conforme os dados do IBGE, teve um recuo de 29,4% no pessoal da assistência social. O número de funcionários caiu de 136 em 2005 caiu para 96 em 2009.
A secretária de Cidadania e Assistência Social de São Carlos, Rosi Mendes, afirmou que na cidade também não houve redução de pessoal, mas uma reestruturação.
"Quando a prefeitura fez o plano de carreira da educação, servidores que quiseram se transferiram para a Secretaria de Educação", disse Mendes. "Professores que trabalham nos projetos sociais, por exemplo, estão vinculados agora à outra pasta."
A cidade que registrou maior crescimento percentual no quadro de funcionários vinculados à assistência social foi Batatais - 110,5%. A secretaria tinha 38 agentes há cinco anos e passou a somar 80 em 2009.
O IBGE informou que não há erros nos bancos de dados e as informações foram fornecidas pelas prefeituras.


Texto Anterior: Viradouro: Viradouro registra primeiro caso de homicídio do ano
Próximo Texto: R$ 500 mil: Ribeirão terá abrigo para mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.