Ribeirão Preto, Sábado, 24 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índice de umidade do ar fica abaixo de 30%

LIGIA SOTRATTI
DE DE RIBEIRÃO PRETO

O baixo índice de chuva associado às altas temperaturas têm provocado sucessivos dias secos para o ribeirão-pretano. De junho até agora, a cidade somou 29 dias em estado de atenção devido à baixa umidade do ar. Essa classificação é usada quando o índice de umidade fica abaixo de 30%.
A situação mais grave ocorreu no dia 19 de junho, quando o índice baixou para 16%, às 16h, segundo medição da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), considerado estado de alerta -ontem, foi de 27%.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), é considerado estado de alerta quando o índice fica abaixo de 20%. Abaixo de 12%, passa a ser estado de emergência.
Segundo meteorologistas, a umidade tem se mantido baixa porque frentes frias não têm chegado à região, o que impediu a formação de nebulosidade e chuva.
Em junho, segundo dados da Defesa Civil do Estado, o volume de precipitação ficou abaixo da média histórica para o período: foram 9,7 mm ante 29,6 mm. O baixo volume de precipitação do mês agravou a situação do ar: foram registrados 15 dias de percentual abaixo dos 30%.
Mesmo em julho, apesar de já ter chovido mais que no mês anterior -o acumulado até ontem na cidade era de 24,3 mm- o problema têm se repetido: já são 14 dias em estado de atenção.
A previsão é o que esse quadro se repita pelo menos até agosto, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), devido à atuação de massas de ar seco no Estado. As chuvas nesse período devem ser esporádicas.
Paulo Saldiva, patologista do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), disse que, nesta época, aumentam os casos de internações de pessoas com mais de 40 anos por problemas cardiovasculares. Também crescem os casos de idosos e crianças com quadro de pneumonia e de emergências por asma.
De acordo com o Inmet, neste fim de semana, o tempo seco vai prevalecer na região, com umidade mais baixa nas tardes.
Hoje, o dia amanhece claro, deve ficar nublado mais tarde, mas não há previsão de chuva. A temperatura máxima fica em torno de 30ºC e a mínima, 13ºC.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.