Ribeirão Preto, Quarta-feira, 25 de Março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP e UFSCar vão ensinar professores de Catanduva a ajudar vítimas de abuso

Silva Junior/Folha Imagem
Alunos se servem na escola Nelson Musa, onde estudam 30 crianças que teriam sofrido abuso

ROBERTO MADUREIRA
DA FOLHA RIBEIRÃO

Professores especialistas das faculdades de psicologia da USP de Ribeirão Preto e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) vão treinar professores da rede municipal de Catanduva a identificar crianças vítimas de violência e saber como lidar com elas.
Na cidade, é investigada a atuação de uma rede de pedofilia que já teria vitimado 46 crianças pobres.
As duas faculdades são credenciadas no programa Escola que Protege, do MEC (Ministério da Educação), que fez a solicitação.
"Sabendo das dificuldades na cidade, eles acionaram os integrantes do projeto na região", disse Sérgio Kodato, coordenador do Observatório da Violência e Práticas Exemplares, da USP.
A professora Lúcia Williams, da UFSCar, participa com mais outros três docentes de uma reunião, hoje, que vai traçar os detalhes da ação oferecida pelo MEC.
"É uma situação especial, pois geralmente capacitamos os professores para identificar a violência. Neste caso, a violência já aconteceu e vamos ensinar a lidar com ela. Professor não pode investigar, não é polícia. Por isso, o caminho é a psicologia."
A escola Nelson de Macedo Musa, no Jardim Alpino, é onde estudam pelo menos 30 das 46 crianças apontadas como vítimas. Lá será o quartel-general de uma força-tarefa da prefeitura, que deve dar assistência social, de saúde e segurança às famílias. A ação foi cobrada pela CPI da Pedofilia durante audiências na cidade.
Antes do caso em Catanduva, a USP já havia pleiteado verba do governo federal, junto ao Escola que Protege.

Prisão
Ontem, o Gaeco de Rio Preto pediu a prorrogação de 30 dias da prisão temporária de William Melo de Souza, 19, acusado de ter aliciado e abusado das crianças com o tio, o borracheiro José Barra Nova de Melo, 46.


Texto Anterior: Apenas 13% dos contribuintes já entregaram IR
Próximo Texto: Araraquara: Garoto de 1 ano que havia sumido é achado após 20h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.