Ribeirão Preto, Sábado, 25 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após não bater meta em 2008, região abre vacinação de idosos

Das quatro maiores cidades, só Franca conseguiu superar meta do Estado

DA FOLHA RIBEIRÃO

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa hoje e vai até 8 de maio nas unidades de saúde da região de Ribeirão Preto. Em 2008, das quatro maiores cidades da região, só Franca conseguiu superar a meta do Estado, de vacinar 80% da população com mais de 60 anos.
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto espera que 56.500 idosos sejam imunizados. A cidade vacinou 75,3% dos idosos em 2008, índice seis pontos percentuais abaixo da média estadual.
A vacinação superou em três pontos a de 2007, quando 41.873 pessoas foram imunizadas. "Esperamos atender a meta do Estado e chegar a 80% da população este ano, que aumentou e chegou a cerca de 70 mil pessoas", afirmou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Elizabete Paganini.
Franca conseguiu imunizar 83% dos idosos em 2008. A população com mais de 60 anos na cidade é de cerca de 29 mil pessoas. "Conscientizamos a população da importância da imunização", disse Fernando Baldochi, responsável pela Vigilância em Saúde.
São Carlos e Araraquara têm os mais baixos índices entre as quatro maiores cidades. "Nós ainda encontramos muita resistência daqueles que têm medo de reações adversas da vacina", afirmou Edeltraut Zóia, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica. Apenas 67% da população idosa foi imunizada em 2007 e 68%, em 2008. Araraquara imunizou 61% da população em 2008.
"A população acha que a vacina vai causar a gripe, quando na verdade ela imuniza e evita complicações de saúde", disse a gerente da Vigilância Epidemiológica de Araraquara, Fabiana do Carmo Araújo.
Hoje, os postos de saúde ficam abertos de 8h às 17h. Até 8 de maio será possível tomar a vacina nas principais unidades de saúde dos municípios.
Pessoas que não podem se locomover podem ligar para o posto mais próximo e pedir que uma equipe vá ao local. Segundo o pneumologista do HC Frederico Leon Arrobal Fernandes, a vacina é eficaz para pacientes de qualquer idade.
"Todas as pessoas, de qualquer faixa etária, podem se vacinar. Mas o benefício é maior na população de idosos cujas complicações da gripe podem levar a problemas graves como pneumonia", disse.
A rede particular de Ribeirão oferece a vacina com preços de R$ 35 a R$ 60.


Texto Anterior: Tecnologia: Secretário do emprego anuncia "vagas via torpedo"
Próximo Texto: Sertãozinho: Policial militar de folga atropela motociclista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.