Ribeirão Preto, Sábado, 25 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel Regional

ELIANE SILVA - painelregional@uol.com.br

Alfinete

Em visita à redação da Folha, o prefeito de São Carlos, o petista Osvaldo Barba, "alfinetou" o governo do tucano José Serra. Barba diz que o Estado é responsável apenas por 3% dos investimentos públicos de fora na cidade, enquanto a União arca com 93%. O prefeito afirmou que, nesta crise, o governo federal está fazendo a sua parte ao recompor as perdas dos municípios com o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). "Espero que o governo estadual faça o mesmo com o ICMS." Barba disse que, logo nos primeiros dias de sua gestão, esteve no Palácio dos Bandeirantes e pediu uma audiência com Serra. Está esperando até hoje.

Crise. Segundo o prefeito, São Carlos teve uma queda de arrecadação de cerca de 7% em relação ao ano passado (ou 13% somada a inflação). No início do mandato, o prefeito determinou o contingenciamento de 10%.

Pagando... Que a queda do ex-superintendente do Daerp Luiz Joaquim Oliveira Antunes abalou o governo da prefeita Dárcy Vera (DEM), de Ribeirão, ninguém duvida. Mas o mal-estar também serviu para que o Daerp recebesse pelo menos uma parte do que lhe deve a empresa L.J. Serviços de Alimentação.

...a conta. A dívida de R$ 54,74 mil da empresa que Joaquim diz ser da irmã dele foi parcelada em 60 vezes no mês passado e as primeiras três prestações foram pagas à vista. A denúncia da dívida foi o estopim da queda do presidente regional do PR, um dos principais partidos do bloco que elegeu Dárcy.

Tijolo. A Prefeitura de Ribeirão Preto assinou ontem o termo de adesão ao programa habitacional Minha Casa Minha Vida do governo federal, que visa construir casas para a população que ganha até dez salários mínimos. Na quinta, quem aderiu ao programa foi a Prefeitura de São Carlos.

Mordaça. Falar com integrantes do primeiro escalão da administração Dárcy Vera está cada vez mais difícil. Os secretários alegam que só podem dar entrevistas com autorização da Secretaria da Comunicação e reclamam da blindagem.

Bênção. Um deles chegou a dizer que não pode nem anunciar novidades sem pedir, antes, a "bênção" do secretário da Comunicação.

Outro lado. Eliezer Guedes, o secretário da Comunicação, diz que a orientação é para que a prefeita não seja surpreendida pela manhã ao ler os jornais.

com VERIDIANA RIBEIRO e LUCAS REIS



Texto Anterior: Com redução do IPI, venda de eletrodomésticos é aquecida em Ribeirão
Próximo Texto: Palocci pode se livrar da denúncia da "Máfia do Lixo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.