Ribeirão Preto, Quarta-feira, 25 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Umidade vai a 12% e entra em estado de emergência

Índice foi medido pela estação da Cetesb às 17h de ontem em Ribeirão

Falta prolongada de chuvas já tem causado falhas na distribuição de água em municípios da região de Ribeirão

LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

O clima quente dos últimos dias e a falta de chuva levaram Ribeirão Preto a um estado crítico ontem: foi o dia mais seco do ano, com a umidade do ar em 12% às 17h, estado considerado de emergência pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Nos dois dias anteriores, segundo medição da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Ribeirão já havia registrado umidade mínima de 13%.
O calor associado à estiagem -a última chuva na cidade foi de 21,6 mm no dia 16 de julho, segundo a Defesa Civil do Estado- tem causado interrupção do abastecimento de água.
"De quinta a sábado o fornecimento pode ser intermitente porque aumenta o consumo de água, principalmente à tarde", afirmou o superintendente do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto), Joaquim Ignácio da Costa Neto.
Bairros como Alto da Boa Vista, Ipiranga e parte do Campos Elíseos, que ficam em áreas mais altas, devem ser os mais afetados.
O tempo seco levou a prefeitura a suspender ontem as aulas das escolinhas de esportes com início depois das 11h. Nas escolas da rede municipal, as aulas de educação física a céu aberto também estão suspensas.
O tempo seco não é exclusividade de Ribeirão. Ontem à tarde, São Carlos e Araraquara foram encobertos por uma fumaça densa.
Segundo o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de São Carlos, duas unidades de captação estão trabalhando no limite, o que pode acarretar falta de água nos bairros São Carlos 3, Jardim Ipanema e Parque Fehr.
Em Araraquara, a umidade ontem chegou a 14% entre as 16h e as 17h, segundo a Cetesb. Porém, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Araraquara diz que não há problemas.
Já em Franca, a Sabesp disse que o consumo subiu 8% neste mês e que, caso não chova, pode faltar água.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura hoje deve variar de 11ºC a 34ºC. Não há previsão de chuva.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Toalha úmida é melhor do que bacia com água
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.