Ribeirão Preto, Quinta-feira, 25 de Agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Atropelado em 2010, filhote de tamanduá é atração de zoo

Silva Junior/Folhapress
O filhote de tamanduá-bandeira Tharciso em recinto aberto para visitação no bosque Fábio Barreto, em Ribeirão

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

Dez meses após ser atropelado e perder a mãe em um acidente, o filhote de tamanduá-bandeira Tharciso é a nova atração do bosque Fábio Barreto, em Ribeirão Preto.
Dócil e curioso, Tharciso é mais um dos animais recolhidos no zoológico que contam a história da preservação da espécie, uma das mais ameaçadas na região.
Apesar de ser novidade para o público, Tharciso mora no bosque desde novembro do ano passado, quando foi recolhido ao berçário.
O animal sobreviveu a um atropelamento na estrada que liga Ribeirão a Pontal.
Foi resgatado ainda preso ao corpo da mãe, coberto pelo sangue dela, com um dedo quebrado e a unha solta.
Além dele, há outros três casais, e só um chegou adulto da natureza. "Os filhotes trazidos para cá estavam em fuga da queimada da cana ou de carros das rodovias", disse Alexandre Gouvêa, zootecnista e chefe do bosque.
Há uma semana, Tharciso está em um espaço próximo ao berçário, em frente ao recinto dos lobos-guarás.
Com 1,20 m, alimenta-se de uma pasta composta por carne moída, extrato de soja, frutas e iogurte. Na natureza, comeria só formigas ou cupins.
A alimentação em cativeiro é a parte mais delicada na recuperação desses animais, de acordo com Marisa dos Santos, bióloga do bosque.
Tharciso, por exemplo, deu trabalho: deixou de mamar só aos quatro meses, quando o normal é aos dois meses.
Quando amadurecer, Tharciso vai ganhar uma companheira e entrar no Programa de Conservação de Espécies Ameaçadas, para se reproduzir e evitar a extinção.
Foi assim que dois filhotes de tamanduá nasceram no bosque: o macho Tatá e a fêmea Thamanta, que hoje está no zoológico de Guarulhos.


Texto Anterior: Procuradoria enquadra 89 construtoras
Próximo Texto: Delegacia de proteção animal investiga a morte de sete gatos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.