Ribeirão Preto, Quinta-feira, 25 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rebanho bovino cresce 10,7% na região, diz IBGE

Número de cabeças saltou de 828,7 mil em 2008 para 917,1 mil em 2009

Barretos segue com o maior rebanho; já os dados de Ribeirão Bonito, que teve a maior alta, são divergentes

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Mesmo com o predomínio da cana-de-açúcar, que avançou sobre pastagens nos últimos anos, o rebanho bovino total das 89 cidades da região cresceu 10,7% em 2009, comparado com 2008.
Os dados da Pesquisa Pecuária Municipal, divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que o rebanho saltou de 828,7 mil cabeças em 2008 para 917,1 mil no ano passado.
Barretos, tradicional produtor de gado da região, continua tendo o maior rebanho: 57.913 animais, uma alta de 14,8% ante 2008.
Porém, o maior crescimento, segundo a pesquisa, foi registrado em Ribeirão Bonito, onde, afirma o IBGE, o rebanho aumentou 191%.
O problema é que nem as autoridades locais ligadas ao setor agropecuário sabem explicar o motivo da alta, já que os números apurados na cidade são bem inferiores aos divulgados pelo IBGE.
Segundo o engenheiro agrônomo Walter Camezini, chefe da Casa da Agricultura de Ribeirão Bonito, o rebanho bovino local não deve ultrapassar 15 mil cabeças.
Ele toma como base a vacinação contra a aftosa feita em 149 propriedades neste ano, quando foram imunizados 13.094 animais.
Segundo Camezini, nem quando a pecuária estava no auge na cidade houve tantos animais quanto os divulgados pelo IBGE. A presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Bonito, Eneida Ramalho Paschoal, também reforça o estranhamento em relação aos números. "Com tantas usinas na região, a cana foi tomando todo o espaço."
O gerente de pecuária do IBGE, Octávio Oliveira, disse que existe um sistema para conferência dos dados da pesquisa, mas que erros podem ocorrer. Segundo ele, o caso de Ribeirão Bonito será revisado. Ainda que os dados do município sejam desconsiderados, porém, o rebanho bovino na região em 2009 teria uma alta de 7%.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Produção de ovos aumenta 8% e Guatapará segue líder
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.