Ribeirão Preto, Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em 25 dias, cidade tem 266 casos de dengue

DA FOLHA RIBEIRÃO

Ribeirão Preto já registra 266 casos confirmados de dengue neste ano, segundo levantamento de ontem à noite da Secretaria da Saúde do município. O número é o segundo pior desde o ano 2000, atrás somente do registrado em 2006, quando houve 292 ocorrências da doença no mês de janeiro. Naquele ano, a cidade registrou a pior epidemia da história, com 5.997 notificações.
Ainda de acordo com os dados da secretaria, existem 687 exames para detecção da doença sem resultado concluído.
Uma das principais preocupações da secretaria é com a volta da circulação do vírus tipo 1 na cidade, o que não acontecia desde a década de 1990.
Segundo a diretora do departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão, Maria Luiza Santa Maria, crianças que não eram nascidas na ocasião e que, portanto, nunca pegaram dengue tipo 1, não estão imunes à doença e podem ter complicações de saúde. O mesmo vale para pacientes idosos e que já tenham outras doenças.
Por isso, afirma Santa Maria, a população deve estar mais atenta aos sinais da doença, como febre associada à dor de cabeça e dores no corpo, e procurar unidades de saúde. Além disso, os moradores devem eliminar água de recipientes para combater a reprodução do mosquito da dengue.
Para os casos de imóveis onde os agentes do Controle de Vetores não conseguem entrar, a Secretaria da Saúde estuda entrar com ações na Justiça para combater criadouros.
Ontem, os agentes trabalharam com nebulização de inseticida no bairro City Ribeirão e com controle de criadouros nos jardins Zara, Juliana, Paiva e na Vila Tibério.


Texto Anterior: Câmaras da região projetam construção de novos prédios
Próximo Texto: Taquaritinga: Cidade inicia fumacê para conter mosquito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.