Ribeirão Preto, Sexta-feira, 26 de Março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA

Padre de Franca é investigado por suspeita de pedofilia

DA FOLHA RIBEIRÃO

A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) investiga uma denúncia de abuso envolvendo o padre José Afonso Dé, 74, vigário da igreja São Vicente de Paula, em Franca. De acordo com a delegada Graciela Ambrósio, uma denúncia anônima feita ao Conselho Tutelar acusou o padre de ter abusado sexualmente de quatro meninos com idades entre 13 e 16 anos, no começo deste ano.
"A investigação está sob sigilo e estamos ouvindo os depoimentos das pessoas ligadas a esse caso." A delegada também apura se há mais adolescentes envolvidos.
O abuso teria ocorrido depois da missa, na casa do vigário, que desenvolve trabalho social na comunidade. Segundo depoimento dos meninos à polícia, o padre passava a mão nas suas pernas e órgãos genitais -eles negam que tenham ocorrido relação sexual.
De acordo com o bispo da Diocese de Franca, dom Pedro Luiz Stringhini, a Igreja vai aguardar a apuração do caso e, durante a investigação, o religioso acusado ficará afastado das funções. O padre não foi localizado.
Segundo a tia de um dos adolescentes envolvidos no caso, o sobrinho está abatido e não fala sobre o ocorrido.
"Hoje ele chegou abalado da escola porque os colegas ficaram perguntando. Estamos todos muito chateados com isso. Ele sempre ia à missa com os avós, fazia catequese e é um menino tranquilo", afirmou. Sobre o suposto abuso, a tia disse que não iria comentar.
O avô de outro envolvido, que frequentava a igreja com o neto, se disse surpreso com o comportamento do padre. "A gente o conhecia, ele se ausentava bastante porque é missionário, mas eu já assisti a várias missas que ele celebrou. Jamais eu esperava por isso, é um absurdo", afirmou.
Sobre o suposto abuso do neto, o avô disse que ainda não conversou com o menino sobre o assunto.


Texto Anterior: Rota caipira: Polícia apreende 520 quilos de maconha em Barretos
Próximo Texto: Sertãozinho: Jovem morre após arma de amigo disparar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.