Ribeirão Preto, Terça-feira, 26 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inadimplência da região na rede particular é a menor do Estado

Índice no mês passado foi de 6,18%, contra os 9,34% da média de São Paulo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Líder de inadimplência em mensalidades escolares em 2008, a região de Ribeirão Preto tem registrado a menor taxa de dívidas desde o início deste ano no Estado. É o que aponta pesquisa do Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo).
Em abril, o índice de foi de 6,18%, ante a média estadual de 9,34%. Os números contrastam com as estatísticas de dezembro -em que as mensalidades em atraso chegaram a 14,64%.
"As escolas se prepararam melhor para fazer cobranças", analisa João Alberto Velloso, diretor regional do sindicato.
Segundo ele, as instituições têm agilizado a negociação com pais devedores. "Antes, esperávamos mais de três meses da dívida para fazermos contato. Agora, já conversamos no primeiro mês." Outro caminho adotado foi a terceirização dos serviços de cobrança.
O consultor Cristian de Oliveira, dono de uma empresa especializada em cobranças e negociações em Ribeirão Preto, tem entre seus clientes oito escolas -quatro delas a partir deste ano.
Para ele, a medida é eficaz por separar a área pedagógica da financeira. "Muitos pais já conversam com o diretor antes de procurar o departamento financeiro. Isso dificulta as negociações", afirmou. "Escola é para educar, não para fazer cobranças", disse.


Texto Anterior: Fera: Campeão mundial vai disputar 1ª prova no país após 5 anos
Próximo Texto: Adesão à greve da USP Ribeirão chega a 30%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.