Ribeirão Preto, Quarta-feira, 26 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão já atinge 22.771 casos de dengue

Erro de digitação gera subnotificação de mais de 3.000 casos, dizem dados da Coderp

DE RIBEIRÃO PRETO

No ano em que vive a maior epidemia de dengue da história, Ribeirão já atingiu a marca de 22.771 casos confirmados da doença.
É o que apontam dados da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto). A diferença de 3.208 casos em relação ao divulgado pela prefeitura ontem, quando havia 19.563 confirmações no sistema municipal, teria sido causada por um erro na digitação das notificações.
A Folha apurou que o erro ocorreu porque os responsáveis pela digitação on-line, dois médicos e duas enfermeiras, estavam notificando os casos de dengue de forma desordenada nos sistemas municipal e estadual.
Alguns casos teriam sido registrados apenas no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Estado, e outros só no sistema da Secretaria da Saúde.
O erro teria sido provocado pelo alto número de notificações da doença. Desde o mês passado, os dois sistemas têm apresentado divergência nos números. Em alguns dias a diferença entre os dados municipais e estaduais chegou a mil casos.
A assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde informou que uma "força tarefa" está sendo realizada para que os dados sejam atualizados. Férias e folgas teriam sido canceladas.
Segundo a Coderp, 2.364 casos foram descartados e 1.597 continuam em investigação. A chefe de Vigilância em Saúde, Maria Luiza Santa Maria, disse que não tinha informações sobre a divergência dos dados.


Texto Anterior: Madrasta diz que vítima reclamava de "perseguição"
Próximo Texto: Taquaritinga distribui mudas "antidengue"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.