Ribeirão Preto, Segunda-feira, 26 de Julho de 2010

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Eleição faz gráfica faturar até 30% a mais

DE RIBEIRÃO PRETO

O período eleitoral é para o setor gráfico como o Natal para o comércio. Nas empresas que têm condição de atender os pedidos dos candidatos, aumenta o volume de trabalho e o faturamento.
Em Ribeirão Preto, a Villimpress do Brasil projeta um crescimento de 30% na produção. A gráfica começou a imprimir santinhos para político até de outro Estado.
Para cobrir a demanda, o diretor da empresa Vilibaldo Faustino Junior, 51, decidiu abrir mais um turno de trabalho. "Vamos entregar os pedidos de eleição sem deixar de atender os outros."
Segundo o diretor, mesmo as gráficas que não são contratadas por candidatos podem se beneficiar do período absorvendo os pedidos que outras empresas deixam de fazer por conta da eleição.
O presidente da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) em Ribeirão, Wilson dos Santos, também vê o período com otimismo, mas não nos mesmos patamares que Faustino.
Segundo Santos, o crescimento médio do faturamento das empresas no período eleitoral será de 7% a 10%. "Levo em consideração eleições passadas e a capacidade ociosa das empresas."
De acordo com o presidente da Abigraf, a região possui 270 empresas do setor num raio de 200 quilômetros ao redor de Ribeirão Preto.


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