Ribeirão Preto, Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

SAIBA MAIS

Doença pode ser transmitida por meio da saliva

DE RIBEIRÃO PRETO

A meningite é uma doença infecciosa caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro. Ela passa de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva expelidas durante a fala, a tosse e o espirro.
Mas não é apenas pelo contato com o doente que se contrai a meningite. Cerca de 30% dos jovens entre 14 e 18 anos são portadoras saudáveis do meningococo e podem transmiti-lo.
São casos herdados geneticamente ou de doenças mal tratadas, como otite, sinusite, infecção urinária, que podem levar ao surgimento da moléstia.
A forma mais grave da doença é a meningocócica, que pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é no inverno que se alastra.
Crianças de até quatro anos de idade - especialmente até dois- são as mais sujeitas a contrair, já que o sistema imunológico ainda está em formação.
Os sintomas mais comuns são dor de cabeça e rigidez de nuca associados a febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e intolerância à luz ou sons altos.
No caso da meningocócica, o alerta é para o surgimento de manchas pelo corpo, como hematomas e lesões. O tratamento é feito com antibióticos.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.