Ribeirão Preto, Quarta-feira, 26 de Outubro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pista maior é apenas enganação, afirma grupo pró-aeroporto

Críticas são mais um capítulo da 'novela' Leite Lopes; movimento defende construção de novo terminal aéreo

Professor da USP diz que ampliação da pista é só uma 'medida paliativa' para o problema de Ribeirão

Silva Junior/Folhapress
Aeronave pousa no Leite Lopes; projeto de ampliação invadiria trecho de av. de Ribeirão

ANA SOUSA
DE RIBEIRÃO PRETO

Integrantes do Movimento Pró Novo Aeroporto de Ribeirão Preto estão criticando o anúncio de mudanças na pista do aeroporto Leite Lopes.
Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes, a pista deverá ser encurtada em 500 metros no bairro Quintino e ampliada em outros 500 metros em direção à avenida Thomaz Alberto Whately.
Com o deslocamento, a pista do aeroporto permanecerá com 2.100 metros -atualmente 1.800 metros são utilizados para o trafego. Segundo Lênio Severino Garcia, um dos integrantes do movimento, a mudança exigiria aviões "com marcha ré" para usar o percurso modificado -aeronaves não possuem esse recurso.
"O avião vem pela cabeceira e usa a pista até o final. Vai ter retorno? Não. Como é que o avião vai taxiar? Tem que ter um avião com marcha ré."
Ele diz que o grupo pretende informar a população de Ribeirão que a ampliação não passa de "encenação".

'MEDIDA PALIATIVA'
O professor de engenharia aeronáutica da USP São Carlos James Waterhouse diz que a ampliação da pista é uma medida paliativa para prolongar o uso do aeroporto. "É o puxadinho, do puxadinho, do puxadinho".
Apesar de ser relativamente novo, diz Waterhouse, o terminal já nasceu inadequado para a demanda que precisa atender. Dessa maneira, seria dispensável ampliar uma pista que não deve atender o volume de voos para os próximos anos.
"Será que não vale mais a pena fazer uma parceria público privada e fazer um bom aeroporto doméstico do que investir numa obra caras?", questionou o professor.

'NOVELA'
O movimento reúne diversas entidades da cidade -entre ONGs e associações de moradores- que defendem a construção de um novo aeroporto em Ribeirão.
As críticas são mais um capítulo da "novela" que envolve a ampliação do Leite Lopes ou a construção de um novo aeroporto na cidade. A região necessita de um aeroporto maior. Empresários, por exemplo, se interessam na questão para para escoar sua produção.


Próximo Texto: Memória: Problema se arrasta há quase uma década
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.