Ribeirão Preto, Quarta-feira, 27 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Ribeirão pode ter médicos treinados em prevenção

DA FOLHA RIBEIRÃO

O Hospital das Clínicas de Ribeirão, ligado à USP, pode ser uma das unidades escolhidas para participar de um programa do Ministério da Saúde que consiste em especializar a distância profissionais em medicina da família, o Unasus (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde). O médico de família tem trabalho voltado à prevenção e orientação.
A secretária da Saúde de Ribeirão, Carla Palhares, afirmou ontem à Folha que foi a Brasília na semana passada para inscrever a cidade no projeto, que prevê parcerias do Ministério da Saúde com faculdades de medicina ligadas a universidades públicas. Ela disse que a cidade tem déficit de médicos especializados na prevenção de saúde das famílias.
De acordo com a secretária, Ribeirão tem 21 médicos da família, mas deveria ter 60 profissionais.
Seriam necessários, portanto, mais 39 médicos especialistas no assunto, diz Carla.
"Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que, se o Brasil esperasse a formação normal desses médicos, por meio de residências, isso levaria, no mínimo, 56 anos. Por isso, [surgiu] a ideia de capacitar médicos já formados em outras especialidades", disse.
O programa também pode capacitar enfermeiros e dentistas para atuação na área de prevenção. O Ministério da Saúde foi questionado ontem pela Folha sobre quais critérios são usados para selecionar uma faculdade para o programa, além do tempo de duração do curso, mas não respondeu até a conclusão desta edição.


Texto Anterior: Cota de vereador: Câmara de Ribeirão exonera funcionária e abre sindicância
Próximo Texto: Administração: Atrasos no IPTU geram quase 50 mil notificações em Franca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.