Ribeirão Preto, Terça-feira, 28 de Outubro de 2008

Próximo Texto | Índice

Dobra o nº de multas de trânsito em Franca

De janeiro a setembro deste ano, houve 27.436 autuações na cidade contra as 13.472 registradas em todo o ano passado

Número só foi divulgado após a eleição; diretor de trânsito diz que aumento é explicado pela falta de fiscalização no passado

Silva Junior/Folha Imagem
Carro estacionado ilegalmente na rua Ouvidor Freire, em frente à praça Nove de Julho, em Franca

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Em apenas nove meses, o número de multas de trânsito aplicadas em Franca já atingiu o dobro do total registrado em todo o ano passado. Comparando com 2006, o crescimento é ainda maior: 298%.
Em 2007, foram registradas 13.472 multas de trânsito na cidade. Este ano, entre janeiro e setembro, já são 27.436 autuações. Em 2006, houve 6.885.
Os dados são referentes às multas aplicadas pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal e foram divulgados, após a reeleição de Sidnei Franco da Rocha (PSDB), na página eletrônica da Prefeitura de Franca. O total de multas renderá cerca de R$ 2,9 milhões à prefeitura -até agora, apenas R$ 671 mil foram pagos pelos motoristas infratores.
Neste ano, a média mensal de autuações está em 3.048 multas, 171% a mais que a média mensal de 1.122 do ano passado. No ano anterior, foram, em média, 573 multas por dia.
"O motorista de Franca, historicamente, comete muitas infrações", disse Sérgio Buranelli, diretor do departamento de trânsito da cidade.
Para ele, o aumento vertiginoso das multas na cidade pode ser explicado pela falta de fiscalização no passado. "Nos últimos anos, Franca ficou sem uma fiscalização devida e sem radares. O motorista ficou mal acostumado", disse Buranelli.
Para Odair Tristão, secretário de Governo de Franca, o número de multas está caminhando para atingir um índice considerado normal. "Até 2005 não havia, por exemplo, convênio com a PM. O número de multas era tão baixo que o Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] chegou a nos questionar, pois o índice estava muito abaixo da média nacional."
Em 2009, as infrações deverão subir ainda mais. Sem radares eletrônicos desde o final de 2004, a cidade terá oito aparelhos funcionando no ano que vem -a prefeitura pretende instalar dois ainda neste ano e mais seis em 2009.
Entre 1997 e 2004, Franca chegou a ter 24 radares. "Não há indústria da multa, afinal, todo o dinheiro arrecadado vai para melhorias no próprio trânsito. Se há muitas multas, é porque os motoristas não estão respeitando as leis. Ou seja, há demanda", disse Tristão.
De acordo com Raquel Almqvist, doutora em psicologia do trânsito e diretora do Departamento de Psicologia da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o aumento de multas não significa, necessariamente, que os motoristas de Franca estão cometendo mais infrações.
"O que pode acontecer é que as infrações sempre estiveram ali. A diferença é que a fiscalização está maior", disse a psicóloga, membro da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente no Trânsito do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).


Próximo Texto: Falar ao celular é uma das multas mais comuns
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.