Ribeirão Preto, Sexta-feira, 29 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

De cada dez médicos, 8 têm ao menos dois empregos, diz pesquisa do Cremesp

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Entre um atendimento telefônico a um ferido e uma ligação pessoal recebida no celular, a médica Virgínia Mussi, 57, relata que sua rotina diária de trabalho é de no mínimo dez horas. A soma de sua carga de trabalho, que ultrapassa 60 horas semanais, é parecida com a de um terço dos médicos paulistas, segundo levantamento do Cremesp.
O acúmulo de vários empregos -como o caso de Mussi, que tem três trabalhos diferentes -também não é incomum entre os profissionais da medicina. De acordo com o Cremesp, 82% têm mais de um emprego. Do total, 27% trabalham em três locais diferentes; 25%, em dois; e 18%, em apenas um. Há ainda quem acumule mais: 12% trabalham em quatro locais, 10% em cinco, e os outros 10% têm seis ou mais empregos.
Mãe de três filhas, "produções independentes", e avó de duas netas, de quem diz cuidar, Mussi afirma ganhar "o suficiente para sobreviver".
Além de atuar na rede municipal de saúde e no serviço de emergência do Estado, ela também faz plantões particulares em São Joaquim da Barra. Mussi diz que uma hora "explode", mas afirma ter os três trabalhos "porque gosta".
Os altos rendimentos e o romantismo da profissão são "ilusão, porque o médico tem de trabalhar dobrado para poder sobreviver", diz um cardiologista de Ribeirão de 35 anos, dois empregos e quase 90 horas semanais de trabalho que não quis dizer o nome.
Há mais de seis anos sem tirar férias, o cardiologista afirma que até já ficou internado por causa dos problemas de saúde que teve.
Segundo o Cremesp, o ganho mensal de um médico paulista fica entre R$ 3.000 e R$ 6.000, contando os vários empregos. Para Mussi, "quem quiser dinheiro, ganha", apesar dos salários deteriorados.


Texto Anterior: Salário de médico é maior em pequenas cidades da região
Próximo Texto: Bares de Ribeirão terão "blitze" sobre lei antifumo hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.