Ribeirão Preto, Sábado, 29 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde investiga duas mortes por gripe suína

Adolescentes de 16 anos morreram por causa de problemas respiratórios

Ribeirão terá 42 pontos de vacinação contra a doença hoje, entre UBDSs, supermercados e shopping centers

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

Dois jovens que morreram nesta semana podem ter sido vítimas da gripe suína, também conhecida como gripe A (H1N1). Anteontem, uma jovem de 16 anos morreu com um processo inflamatório nos pulmões.
O nome da jovem não foi divulgado nem o hospital onde ela estava internada. O outro caso foi o de um jovem de 16 anos que morreu na última terça-feira após passar por atendimentos na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) do Sumarezinho e na Santa Casa de Ribeirão.
Segundo a Secretaria da Saúde, há outras suspeitas para as mortes: dengue, hantavirose e leptospirose.
A suspeita de dengue como causa da morte do adolescente chegou a ser descartada pelo exame NS1, mas ainda não há confirmação do exame enviado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Até ontem não havia sido confirmado nenhum caso de gripe suína neste ano na região de Ribeirão Preto.
No ano passado houve três mortes provocadas pela doença em Ribeirão. A última morte ocorrida na cidade foi a de uma grávida de 22 anos, em novembro.
Mas o óbito não foi computado em Ribeirão porque a jovem só estava internada na cidade -ela era de Itaú de Minas (MG). Na região foram 22 mortes em 2009, além de mais de 300 contaminados.
Hoje, das 8h as 17h, as unidades de saúde de Ribeirão vacinarão contra a doença. Estão previstos 42 pontos de vacinação, entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UBDSs, shoppings, supermercados e no calçadão. O objetivo é atingir a meta de imunização, que continua abaixo do esperado.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Dengue: Sobe para seis o número de mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.