Ribeirão Preto, Sábado, 30 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva faz preço de alimentos in natura subir em Ribeirão

DA FOLHA RIBEIRÃO

Influenciados pelo período de chuvas, os preços dos alimentos in natura tiveram variação de 5,78% nos supermercados de Ribeirão Preto entre dezembro e janeiro, aponta pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP. Menos vulneráveis aos efeitos climáticos, os alimentos industrializados tiveram alta de 0,58%.
De acordo com diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP, Vicente Golfeto, o aumento das frutas, legumes e verduras é normal para esta época do ano, influenciado pelo período de chuvas do verão.
Segundo ele, folhagens e legumes, culturas mais frágeis, sofrem danos com a chuva, enquanto frutas como a laranja estão em período da entressafra, com oferta reduzida.
Beringela (70,6%), abobrinha (70,65%), laranja pera (32,6%) e melão (30,1%) tiveram as maiores altas entre os alimentos in natura. Já na cesta dos industrializados, margarina (30,4%), goiabada (25,9%) e ovos brancos (20,6%) puxaram os preços.
A contadora Vera Lúcia Freiria, 63, sentiu no bolso o aumento do preço de frutas e legumes. "Neste mês aumentou tudo. Mas acho que é por causa das chuvas, sempre que o clima muda o valor também altera."
Para balancear as contas uma das saídas que Freiria encontra é trocar alimentos. "Pego outra qualidade de maçã, por exemplo, sai mais barato e tem o mesmo valor nutritivo."
A dona de casa Mércia Lúcia Fernandes que, em média, faz compras três vezes por semana, diz que a variação positiva também foi percebida. "Está tudo muito caro. Eu sempre vejo as promoções para ver onde tem preço bom. A abobrinha e a vagem são alguns dos itens que mais encarecem", afirmou.
Para o supervisor de vendas Paulo Sérgio Barbosa, 39, e a mulher Edna Aparecida Garcia, 38, a opção diante da alta de preços é selecionar os produtos. "Como nesta época o valor sobe devido às chuvas, a qualidade também é prejudicada, então, às vezes, é melhor levar uma quantidade menor ou substituir por outro item."


Texto Anterior: Custo de vida no mês é o maior desde 2005
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.