Ribeirão Preto, Sexta-feira, 30 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Excesso de peso afeta até 25% de jovens nas escolas

DE RIBEIRÃO PRETO

Apesar de adotarem um cardápio equilibrado na merenda, prefeituras da região de Ribeirão Preto também constataram muitos alunos acima do peso em suas escolas. Em alguns casos, a obesidade chega a 25%.
Como Franca, as prefeituras de Ribeirão, São Carlos e Araraquara pesaram e mediram seus alunos.
Em Ribeirão, a obesidade atinge 10% das crianças e até 25% dos adolescentes. E a cantina faz parte do cotidiano, em 24 das 27 escolas. Em três unidades, a venda de alimentos é terceirizada.
Em São Carlos, há um convênio do município com 42 alunos da Unicep (Centro Universitário Central Paulista) para pesar as crianças e monitorar a qualidade de alimentos que é ingerida.
Eles também acompanham como está sendo feita a merenda. Os estagiários usam brincadeiras e peças de teatro para ensinar melhores hábitos alimentares.
A rede constatou que, entre zero e cinco anos, 4% dos alunos são obesos, percentual que sobe para 14% na faixa dos 5 aos 17 anos.
Araraquara detectou obesidade em uma faixa de 15% a 18% dos 20 mil alunos de creche e ensino fundamental avaliados. A pesquisa contou com o apoio de alunos da Uniara (Centro Universitário de Araraquara).
O município encontrou sinais ainda mais preocupantes: cinco dos estudantes acima do peso tinham diabetes e não sabiam da doença.
"Depois disso, buscamos uma adequação do cardápio da merenda, por exemplo, variando mais nas verduras e legumes servidos, que antes se repetiam mais", disse o secretário interino da Agricultura, Célio Dória.
A pesquisa também encontrou a situação contrária: 5% dos alunos sofriam de desnutrição. A partir desse dado, a secretaria passou a acrescentar um suplemento no suco de laranja servido aos alunos. (JULIANA COISSI)

Texto Anterior: Franca vai controlar lanche nas escolas
Próximo Texto: Ao correr atrás de pipas, garotos são atropelados na pista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.