Ribeirão Preto, Domingo, 31 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unica diz se preocupar com situação social

DA FOLHA RIBEIRÃO

A oferta de qualificação profissional no período da entressafra e o acompanhamento da situação social dos trabalhadores são duas das principais preocupações da Unica (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar), segundo a diretora socioambiental da instituição, Iza Barbosa.
Em fevereiro, a entidade prepara o lançamento do programa RenovAção, "o maior do mundo em requalificação de trabalhadores manuais do corte de cana", segundo Barbosa.
O programa irá atender cerca de 7.000 cortadores manuais de sete regiões do Estado de São Paulo. Para a região de Ribeirão, serão ofertadas mil vagas.
"Temos também um trabalho social muito forte", afirmou. Essas ações, segundo ela, visam atender não somente os trabalhadores das usinas, mas também comunidades onde o setor está presente.
A preocupação, diz Barbosa, é ainda maior porque boa parte da antiga mão de obra migrante já se fixou na região.
Para a irmã Inês Facioli, da Pastoral do Migrante, a oferta de cursos de qualificação para os trabalhadores da cana ainda é escassa. Ela afirma, porém, que muitos ainda rejeitam esse tipo de benefício.

Texto Anterior: Desempregado após o fim da safra, cortador vive de bicos
Próximo Texto: Prefeituras retomam "vagas" em cemitérios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.