Ribeirão Preto, Segunda-feira, 31 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão pode viver nova epidemia de dengue em 2011

Uma das razões é o retorno do tipo 2 do vírus, que é visto como o mais agressivo

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

O reaparecimento do tipo 2 do vírus da dengue já começa a preocupar a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto. Sua circulação pode causar uma nova epidemia em 2011. O vírus tipo 2 é um dos mais agressivos, quando se trata de dengue hemorrágica.
"A última vez que esse tipo de vírus se manifestou com mais intensidade foi em 2001. Agora já percebemos que ele está voltando e essa situação é muito preocupante", disse a diretora da Divisão de Vigilância em Saúde, Maria Luiza Santa Maria.
Segundo ela, é importante que a população continue se prevenindo, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito transmissor da dengue.
O vírus da dengue se divide em quatro tipos. Todos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto a dengue hemorrágica. Uma vez infectado por um dos tipos, a pessoa fica imune àquele determinado vírus.
No entanto, quanto mais vezes a pessoa pegar dengue, maiores são as chances de complicações e até de evoluir para a forma mais grave que é a hemorrágica.
O tipo 3 parece ser o tipo mais virulento, isto é, o que causa formas mais graves da doença, seguido pelo tipo 2, tipo 4 e tipo 1. A virulência é diretamente proporcional à intensidade com que o vírus se multiplica no corpo.
O tipo 1 é o mais explosivo e causa grandes epidemias a curto prazo. Foi o tipo que predominou na epidemia deste ano em Ribeirão, a pior da história da cidade.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.