Ribeirão Preto, Sábado, 31 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Índice

Incra oficializa assentamento no Horto Florestal de São Carlos

Área vai beneficiar 80 das 100 famílias que já estão acampadas no horto

DA FOLHA RIBEIRÃO

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) iniciou o projeto de um assentamento que vai beneficiar 80 famílias em São Carlos. Anteontem, o Conpacel (Consórcio Paulista de Papel e Celulose) entregou ao Incra de São Paulo uma área de 106 hectares que estava arrendada no Horto Florestal São Carlos.
Outros 1.050 hectares da mesma área arrendada serão entregues em julho do ano que vem, para a efetiva implantação do projeto de assentamento que terá o nome de Comunidade Agrária Nova São Carlos.
De acordo com Mônica Quiquinato, da assessoria técnica do Incra em São Paulo, já existem cerca de 100 famílias que ocupam parte do Horto Florestal São Carlos desde setembro de 2008. A área de 106 hectares entregue pelo Conpacel ao Incra vai permitir abrigar 80 das famílias que já estão no local.
O processo de seleção das famílias já começou. Inicialmente, os 106 hectares permitirão às famílias começar o plantio de hortas para subsistência. Em julho de 2010, quando o Conpacel vai entregar ao Incra os demais 1.050 hectares do horto, as 80 famílias serão distribuídas em lotes e poderão iniciar a agricultura familiar.
De acordo com Quiquinato, se o número de famílias aptas a receber lotes superar os 80 espaços reservados dentro do Horto Florestal São Carlos, o Incra vai avaliar o que será feito. Há a possibilidade de as famílias que não forem aprovadas para permanecer no assentamento serem levadas para outra área, para que aguardem a criação de um novo núcleo por parte do Incra.
Este é o segundo assentamento do Incra em São Carlos. O primeiro foi criado em 2005 em uma área de 98 hectares que abriga 19 famílias, chamada Projeto de Desenvolvimento Sustentável Santa Helena. A diferença é que o assentamento Santa Helena não tem divisão de lotes e a produção agrícola das famílias é feita de maneira integrada.


Texto Anterior: Taquaritinga: Homem é preso por abusar de garotas de 5 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.