Ribeirão Preto, Domingo, 31 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Unidades terão de oferecer álcool em gel

DE RIBEIRÃO PRETO

A superbactéria KPC é um mecanismo de resistência de bactérias a um grupo de antibióticos, até mesmo aos mais potentes contra infecções.
Por ter seu campo de atuação restrito a hospitais, os micro-organismos com KPC não oferecem riscos à sociedade, desde que a pessoa não esteja hospitalizada.
Por isso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que unidades de saúde têm até 60 dias para oferecer álcool em gel para higienização das mãos.
O uso do álcool em gel é considerado pelo órgão a forma mais importante e de menor custo para a prevenção e o controle das infecções em ambientes hospitalares, principalmente pela KPC.
Outra medida da Anvisa foi a publicação das novas regras para a compra dos medicamentos em farmácias.
A partir do dia 28 de novembro, os antibióticos só poderão ser vendidos sob prescrição médica.
O paciente deverá ficar com uma via da receita carimbada pela farmácia, como comprovante de atendimento. Uma segunda via ficará arquivada no estabelecimento farmacêutico por, no mínimo, cinco anos.
A medida visa diminuir a automedicação e a venda indiscriminada de antibióticos, o que aumenta o risco de resistência à KPC. Hoje não existe um diagnóstico sobre a expansão da contaminação pela KPC no país. No Estado, são 70 casos e 24 mortes.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Poupatempo reduz de 3 meses para 48 horas retirada de RG
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.