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Aprendizado de outra língua pede presença dos pais

EM WASHINGTON

Os benefícios cognitivos de uma criança aprender outra língua são notáveis, mas isso costuma exigir atenção e um esforço extra dos pais.

A escola, por exemplo, pode ter dificuldade de administrar o tempo de alfabetização simultaneamente em mais de um idioma.

Quando isso acontece, muitos pais compram jogos e livros infantis em outra língua para ajudar no aprendizado dos filhos.

Esse tipo de atenção é essencial, principalmente quando as línguas têm sistemas de escrita diferentes, como acontece com o japonês em relação ao português.

Até em famílias em que o aprendizado é natural, quando marido e mulher têm nacionalidades diferentes, é necessário cuidado para que os filhos não abandonem uma das línguas.

Barbara Pearson, linguista que hoje leciona na Universidade de Massachusetts, afirma que o ensino concomitante das duas línguas é mais recomendável nesses casos, quando não se pode evitar o bilinguismo dentro do lar.

Ela ressalta que o ensino de duas línguas, que pode ser trabalhoso para os pais, está bem longe de ser um fardo para as crianças.

"A maior parte das evidências científicas indica que usar uma língua para aprender outra é um bom plano pedagógico."

(RG)

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