São Paulo, segunda-feira, 01 de março de 2010

Texto Anterior | Índice

PERGUNTA DO LEITOR

"Meu filho tem 2 anos e meio e acaba de entrar em uma pré-escola. As professoras são muito pacientes e atenciosas, mas há oito dias fico sentada em um banco da escola enquanto ele chora pedindo para eu não sair dali. Minha presença está ajudando ou atrapalhando esse processo de adaptação?"
Raquel Martins, 32, São Paulo

A presença dos pais no colégio deve ser evitada nesta fase de adaptação. Sugiro que o tempo de permanência da criança na escola seja reduzido. É adequado conversar com a professora e combinar o aumento progressivo desse período até que seu filho passe a cumprir o horário normal. O choro é comum, mas os pais devem passar confiança e convicção de que tudo ocorrerá bem na escola e que estarão de volta no horário determinado. É importante evitar atrasos na hora da saída, demonstrar interesse e orgulho pelas atividades realizadas e por ter permanecido no colégio. Aposto que a adaptação será rápida e que a despedida passará a ter o mesmo sorriso da hora da saída.
Eliana Rosa Garcia, coordenadora pedagógica do Centro Educacional Miraflores, no Rio de Janeiro


Mande suas dúvidas para saberfolha@uol.com.br




Texto Anterior: Saúde: ABD dá formação de um ano em dislexia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.