São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dicas para trabalhar com o cinema na escola

1) Para explorar melhor o potencial de um filme, procure conhecer, em linhas gerais, a história do cinema, sua linguagem básica e os principais gêneros narrativos, antes de iniciar as atividades

2) Um filme, seja ficcional ou documental, não deve ser tomado unicamente como ilustração do conteúdo curricular nem como evidência de um tema científico, questão social ou processo histórico. Ele é sempre uma representação artística de um tema

3) Escolha os filmes que irá exibir ou sugerir aos alunos dentro de um planejamento de atividades com objetivos bem definidos, distribuindo-os ao longo do ano letivo e respeitando as competências e habilidades da faixa etária dos seus alunos

4) Pesquise sobre o contexto de produção do filme escolhido, sobre o seu diretor e roteirista, a recepção da crítica e sobre as polêmicas e curiosidades em torno dele. Isso incrementará a atividade e estimulará o debate entre os alunos

5) Assista ao filme antes da atividade e elabore um roteiro prévio para orientar os alunos sobre as questões que você deseja enfatizar. No decorrer da atividade, não deixe de valorizar as questões levantadas pelos estudantes

Fonte: MARCOS NAPOLITANO, professor do Departamento de História da USP e autor de "Como Usar o Cinema na Sala de Aula" (Editora Contexto)



Texto Anterior: Pesquisa: Professores são filmados em sala de aula em 4 estados do país
Próximo Texto: Língua portuguesa: Seminário debate acordo ortográfico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.