São Paulo, segunda-feira, 07 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTA DO LEITOR

"Tenho uma filha de nove anos que está na 3ª série do ensino fundamental. Apesar de ter aprendido com facilidade a ler e escrever, hoje ela escreve muitas palavras erradas e vai mal nas provas por falta de atenção. Segundo a orientadora, como a escola segue a linha do construtivismo, isso é normal e com o tempo a criança vai melhorar. O que faço?"
José Sena, Maringá

A linha construtivista entende que a pessoa constrói o seu próprio conhecimento, por isso, a participação de sua filha nas atividades é essencial para que haja aprendizagem. Porém, para que isso ocorra, é necessário um ambiente "mediador", onde o professor seja ativo e atento. Os erros podem ser interpretados como etapas de construção de conhecimento, mas, quando persistem, cabe ao adulto "professor ou família" demonstrar, por meio de ações pedagógicas, a forma correta da escrita.
Neide Noffs, coordenadora do curso de psicopedagogia da PUC-SP


Mande suas dúvidas para saberfolha@uol.com.br


Texto Anterior: Seminário: UFJF faz evento de educação a distância
Próximo Texto: Dicas para: Fazer pesquisas para trabalhos escolares na internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.